Localizadas no sul da Ilha a 25 km do centro, antiga armação baleeira (local onde se extraia o óleo das baleias para a produção de eletricidade e de uma espécie de argamassa) a Armação hoje é um dos principais núcleos de pesca artesanal, que encanta à todos com a cena dos coloridos barcos atracados em suas águas. Possui infraestrutura com alguns restaurantes que servem peixe fresco.
Em frente à praia encontramos uma das mais antigas Igrejas da cidade, construída em 1772. No ultimo final de semana do mês acontece ali perto, a Feira do Cacareco, com exposição de artesanato e brechó, além de apresentações culturais, tais como musica e capoeira.
Do trapiche da praia da Armação, localizado na Ponta das Campanhas, partem os barcos com destino à Ilha do Campeche. Este é um bom local para contemplação, pesca e observação de baleias, pois ha um extenso gramado seguido de um costão.
A Praia vizinha chama-se Matadeiro e recebeu este nome, pois era ali que as baleias capturadas a partir da Armação eram abatidas. Apesar do nome sombrio, é uma linda praia de apenas 850 mt protegida por um morro e com acesso por uma ponte a partir da Praia da Armação e uma trilha curta. O local é, sobretudo procurado pelos surfistas que fogem da muvuca das praias da Joaquina e Mole, mas também por pessoas que curtem a natureza e famílias com crianças, que adoram tomar banho nas águas do sangradouro da Lagoa do Peri que desemboca nesta praia.
Na parte sul encontra-se uma linda trilha de aproximadamente 2 hr, que atravessa o costão da acesso à Lagoinha do Leste.